Desenvolviment para plataforma GNOME

O artigo mudou para o novo domínio.

Tags: , , , , , ,

20 Respostas to “Desenvolviment para plataforma GNOME”

  1. Desenvolvimento para plataforma GNOME Says:

    […] por Fabio Rafael da Rosa (fabiorafael·rosaΘgmail·com) – referência […]

  2. Edinho Says:

    Eu também programo em Java e estou criando um pequeno projeto usando a Java-Gnome. Espero que os proximos artigos tragam coisas interessantes.
    Parabéns pelo iniciativa.

  3. Puelo Says:

    “Java: Uso para densenvolver aplicaçoes muito grandes que nao precisem do controle do C++.”

    Você não sabe como eu gostaria que as pessoas perdessem essa mania de fazer coisas grandes em Java. Aí os usuários acabam com aquelas interfaces lentas e bugadas como a do Netbeans e que precisam de computadores com 2gb+ de ram

  4. Diego Says:

    Muito bom cara… vou acompanhar os seus artigos.
    PArabens.

  5. rafaelrosa Says:

    Puelo:
    Vou realmente ter de discordar de voce.
    O stigma de lento do Java ja não existe faz tempo. Querendo ou nao, o java tem um tempo de execução similar ao C++. Sim, Swing É lento, concordo com voce, isso não é problema do Java em si, mas sim da biblioteca (que eu particularmente acho horrivel).
    Fato, apĺicações Java _são_ rapidas se bem feitas.
    Java não é minha linguagem predileta, porém, trabalhe em uma equipe de aprox 10 programadores de nível médio em um projeto complexo, e voce vai apreciar muito Java (é simplesmente um pesadelo usar C++ nesse cenário).
    Java + Gtk é uma combinação bem rápida.

  6. Eduardo Says:

    Java é lento, bem mais lento que C++ ñ tem nem comparação, com swing ou sem swing não tem jeito, rodou por cima de uma máquina pra depois ser interpretado por outro vai ter atraso, é inevitável.

  7. rafaelrosa Says:

    Eduardo, voce precisa descontar o tempo de carga da maquina virtual, que só acontece quando dispara o programa.
    A execução, tem sim performance semelhante, isso ja foi medido e documentado em diversos papers. A vm atual do java (hotspot) tem diversos mecanismos no Jit que permitem esse ganho de performance.
    Não vou entrar muito no mérito agora, pois vai acabar desviando o foco da discussão do artigo.
    Vou ver se colho material para montar um outro post sobre esse assunto.

  8. Gabriel Says:

    Iniciativa totalmente apoiada!!! Venho por estes dias me enveredando na estrada do python e gtk, widgets, gobject,etc !!!!!

    Anciosamente no aguardo de novos posts!

  9. zezim Says:

    Ver este artigo coincide com o dia em que eu comecei o tutorial do PyGTK.
    Coincidências à parte, o blog tá favoritado! Quero ver os posts seguintes!
    Quero aprender!

    []!

  10. João Paulo Says:

    Sou estudante de java e tenho interesse também em desenvolver para o gnome pois vejo que o futuro é o open-source.

  11. Rodrigo de Lima Vieira Says:

    Parabéns pela iniciativa.
    Estou ansioso por novos posts.
    Ah, não de idéia para posts infundados sem embasamentos teóricos ou fatos comprovados, como o caso de C++ é muito mais rápido do que Java.
    Futuramente, quando os posts ganharem mais popularidade você vai se lembrar disso 😉

  12. Renato Diogo Says:

    Opa, muito bom a iniciativa e a ideia.

    Veio a casar justamente na época em que estou iniciando meus estudos no python (que em seguida já seria o gnome).

    Estou ancioso para continuar acompanhando, Parabens!!!

  13. Jonas Says:

    Gente… essa histório de java lento ainda, lol.

    Isso ja mudou a muito tempo.
    Vou estar sempre te acompanhando aqui a sua iniciativa é muito legal.
    :).
    Eu sempre usei slack no meu server, mas recentemente adotei o openSuse11 como meu desktop, e ele é 100%, pra eu mudar só falta eu me adaptar na parte de desenvolvimento, pois sou desenvolvedor .net, e estou mudando pra java. Acredito que seus artigos serão de grande importância e de muita utilidade.

    Mais uma vez, parabens mesmo pela inciativa e boa sorte.

  14. Rafael Gil Says:

    Excelente iniciativa 🙂

    Comecei a estudar Java-Gnome há algum tempo, mas desistí justamente por falta de material de apoio (Tanto em portugues como em ingles), e partí para o Qt.
    Gostei muito do Qt, mas também gostaría de desenvolver apps para GNOME.

    Ignore os comentários do tipo “Java é mais lento que c++”, não vale a pena discutir isto. Quem programa em Java sabe que a VM da sun otimiza o código on the fly (tornando-o mais rapido durante a execução, chegando a ser mais rápido que o c++), coisa que o C++ não faz 😉

    Tá favoritado!

  15. prato Says:

    Aguardo ansiosamente pelos POSTs seguintes!

  16. Willian Says:

    Ótimo!
    Quando sai a próxima postagem?
    Um abraço!

  17. rafaelrosa Says:

    Opa.
    A minha idéia é postar semanalmente, no final da semana(6a. feira). Se houver algum atraso é por excesso de trabalho (ai eu posto no sabado)
    Ja tenho a maior parte do material do próximo, que ja começei a redigir, creio que nao deve atrasar.

    Abraços

  18. Erlon Cabral Says:

    Excelente iniciativa mesmo, obrigado.

    Eu deixo a sugestão de um feed RSS pra ficar mais fácil acompanharmos.

  19. rafaelrosa Says:

    Ha um link para o RSS do blog no final da página.

  20. Irio Musskopf Says:

    Muito interessante o artigo, e parabéns pela ótima idéia.

    Aguardando novos posts.

Comentários encerrados.